Tendências de Automação Industrial em 2021 (+carreira)

Automação é um conceito chave para a indústria 4.0 e é um valor crescente entre as empresas industriais.

De acordo com a publicação Fortune Business Insights, o mercado mundial de automação industrial alcançou 157,04 bilhões de dólares em 2018 e deve chegar a 296,70 bilhões de dólares em 2026, quase o dobro de alguns anos atrás.

O interesse das organizações por tecnologias que facilitem a automação como IoT, Inteligência Artificial (IA) ou Blockchain se deve aos benefícios que elas trazem. Representa vantagens notáveis ​​em muitos aspectos, mas acima de tudo em termos de economia de tempo e custos.

O profissional de Automação Industrial

Vimos que a Automação Industrial ajuda a reduzir custos, melhorar a qualidade do produto e aumentar a segurança no trabalho, portanto é um grande negócio para a indústria.

Os técnicos de automação industrial são muito valorizados. O Canal Futura realizou reportagem no Rio Grande do Sul explorando os motivos pelo qual a empresa conta com esse profissional para aprimorar a linha de montagem.

Definição de Automação

Automação é a definição de um processo de trabalho e também de seu resultado de trabalho.

O termo automação também serve para caracterizar as fases do desenvolvimento econômico-tecnológico (“era da automação”) e também é objeto de discussões sociopolíticas, especialmente dos debates filosóficos e até o processamento artístico.

O termo “automação” tem raízes na língua grega com o significado de “mover-se” ( grego antigo αὐτόματος automatos ).

Os sistemas de automação são, portanto, capazes de resolver independentemente tarefas ou problemas de natureza constante ou mutável. As soluções para as tarefas ou problemas devem ser entendidas como os “objetivos” desejados.

História da Automação

O conceito de automação remonta à Grécia antiga, onde a deusa Automatia (do grego: αυτοματια, que vem sozinha) era adorada e capelas eram consagradas.

A descoberta da eletricidade e as invenções da engenharia elétrica (século 19) possibilitaram a descentralização da produção, tornando possível a energia a longas distâncias para embarcar. As primeiras tentativas foram feitas para usar a eletricidade para medir, controlar e regular.

Inovações em eletrônica, especialmente o desenvolvimento de transistores, levaram à drástica miniaturização dos circuitos elétricos. Com as dimensões, o esforço para a aplicação da álgebra de comutação diminuiu.

O desenvolvimento de circuitos integrados, em última análise, significa que os dispositivos podem ser equipados com lógica sem grande esforço. A tecnologia digital foi o meio preferido de automação.

Dispositivos de campo avançados (sensores e atuadores) comunicar-se com o controle ou regulamento e garantir uma qualidade constante dos produtos mesmo com oscilações no processo.

A tecnologia da computação foi pioneira em um desenvolvimento tecnológico que levou a uma melhoria geral no grau de automação na produção com robôs industriais, linhas de produção totalmente automatizadas ou técnicas como reconhecimento de padrões em chumbo de inteligência artificial.

Como resultado da automação, muitas vezes os empregos são perdidos na produção.

Um exemplo histórico disso é a dispensa de funcionários das companhias telefônicas americanas, em que grande parte das operadoras de telefonia perderam seus empregos com a introdução do sistema de discagem automática.

Revoluções Industriais: o seu papel na evolução da Automação

Os marcos da automação podem ser divididos em quatro revoluções industriais que trouxeram um grande aumento na produtividade :

A primeira revolução industrial começou no século 18 com o uso da energia a vapor. A máquina a vapor passou a servir para produção nas fábricas. Locomotivas a vapor substituíram as carruagens puxadas por cavalos e os barcos a vapor substituíram os navios à vela.

A segunda revolução industrial começou no século 19 com a descoberta e uso da eletricidade e o uso do petróleo como fonte de energia . Em fábricas que era Linha a norma. Luzes elétricas, aparelhos elétricos, automóveis, aviões e helicópteros são importantes invenções dessa época.

A terceira revolução industrial também é chamada de revolução digital e começou na década de 1970. A base da digitalização foi o microchip (circuito integrado).

Nas fábricas onde são usados robôs industriais , os operários no trabalho são apoiados, mas às vezes substituídos. O computador pessoal (PC), a internet e o celular mudaram e aceleraram o dia a dia das pessoas. Há também câmeras digitais, televisão digital, e-books e smartphones, motores de busca e redes sociais.

A quarta revolução industrial também é chamada de Indústria 4.0. É caracterizada pela aplicação de tecnologia da informação e tecnologias de comunicação na indústria, a Internet das Coisas e inteligência artificial.

Os sistemas de produção que já possuem tecnologia de informática são expandidos por uma conexão de rede e possuem um gêmeo digital na Internet, por assim dizer.

Isso permite que eles se comuniquem com outros sistemas e gerem informações sobre eles próprios. Esta é a próxima etapa na automação da produção. Outras invenções da quarta revolução industrial são a casa inteligente , os robôs de serviço e os veículos motorizados autônomos.

Os 10 principais benefícios da Automação Industrial

Os sistemas de automação industrial trazem vários benefícios para as organizações. As organizações implementam um sistema de automação industrial devido às seguintes vantagens que oferecem:

  • Produtividade
  • Qualidade
  • Maior consistência
  • Flexibilidade
  • Informações mais precisas
  • Segurança
  • Redução de custos
  • Melhores condições de trabalho
  • Aumento do valor agregado
  • Melhor capacidade humana

Você pode se aprofundar sobre cada um desses benefícios no nosso artigo sobre Características e Benefícios de um Sistema de Automação Industrial, clique aqui.

Todas as empresas podem se beneficiar de implementar as atividades trazidas pela automação industrial em suas plantas, por isso a escolha de uma empresa séria e responsável pela automação, como a Prodihl Automação Industrial, é essencial para que os negócios continuem competitivos.

Exemplos de Aplicação da Automação Industrial

A automação encontra aplicações extremamente diversas que estão em constante expansão.

Para ilustrar a quantidade atual de serviços nesta área, selecionamos Exemplos de Aplicação da Automação Industrial característicos que se relacionam com as principais áreas de aplicação:

  • Controle da temperatura e, se necessário, da umidade nas salas de estar e de trabalho em relação aos pontos de ajuste definidos para garantir permanentemente uma atmosfera confortável para as pessoas;
  • Monitoramento constante de processos, sistemas, salas ou sistemas externos no que diz respeito à ocorrência de eventos definidos com acionamento automático de ações (por exemplo, emitir alarmes, ligar a iluminação e, em caso de incêndio, sistemas de sprinklers, mensagens para pessoas responsáveis ​​ou centros de controle, etc.);
  • Regulação dos próprios parâmetros de um corpo (temperatura corporal, pressão sanguínea, açúcar no sangue, equilíbrio, etc.) para a manutenção constante de nossas funções vitais;
  • Operação independente de robôs para liberar as pessoas de atividades demoradas;
  • Controle baseado em programa de processos de vários estágios em máquinas de lavar para liberar as pessoas de uma atividade demorada e realizada com frequência;
  • Controle do curso de aeronaves por meio de piloto automático em voos de longo curso, bem como monitoramento constante do espaço aéreo circundante para possíveis riscos de colisão para aliviar os comandantes de voo;
  • Garantir a produção de automóveis eficaz através do uso de uma série de robôs industriais controlados por programa, bem como uma alta qualidade permanente de produtos através do uso de diferentes processos de automação;
  • Atingir um padrão de segurança aprimorado nos carros por meio de uma série de sistemas integrados de assistência de funcionamento automático, isenção de atividades frequentes ou complicadas (por exemplo, por meio de transmissões automáticas ou máquinas de estacionamento) e – em um futuro próximo – motorista independente em veículos autônomos;
  • Auto-otimização de turbinas eólicas em operação em tempo real, a fim de maximizar a energia elétrica que pode ser obtida a partir do fluxo de ar predominante;
  • Gestão inteligente e independente das fontes de energia ecológica que podem ser usadas para atender à demanda em unidades residenciais autossuficientes;
  • Estabelecer e manter um estado de equilíbrio em sistemas ecológicos, constituídos por várias populações de seres naturais com objetivos próprios;
  • Navegação independente de drones de transporte para a entrega de medicamentos ou peças de reposição necessários para áreas remotas no menor tempo possível;
  • Controle independente dos movimentos e ações dos assistentes pessoais para a execução de serviços delegados de diversos tipos para pessoas com deficiência;
  • Controle independente do movimento de robôs autônomos de mergulho com a finalidade de pesquisar águas ou profundidades oceânicas com reaparecimento automático;
  • Execução independente de missões exigentes com diferentes tarefas (manobras de acoplamento autônomo, abaixamento independente de uma cápsula espacial, execução de atribuições de trabalho para robôs, etc.) no espaço e em planetas próximos à terra.

Como mostram esses exemplos, a automação fez muitas contribuições úteis em áreas de aplicação muito diferentes.

Ao fazê-lo, a Automação continua a dar contribuições essenciais para o progresso geral, que de uma forma ou de outra deve beneficiar a humanidade.

Este conteúdo é oferecido pela Prodihl Automação Industrial

prodihl

Com mais de vinte anos de atuação e experiência no segmento de automação industrial, oferecemos soluções customizadas com equipamentos de alta performance. A Prodihl comercializa oficialmente produtos Dynapar, Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Joslyn Clark e Gems Sensors and Controls no Brasil, distribuindo seus produtos em todo país.

Temos canais de atendimento tradicionais que oferecem atendimento personalizado, além de uma exclusiva loja on-line disponível 24h por dia que comercializa encoders, contadores, controladores e vários outros tipos de sensores industriais.

Entre em contato com a Prodihl através do telefone 51 3069-7191, por WhatsApp no número 51 99870-7191 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *