Encoder Rotativo: incremental ou absoluto, aprenda sobre funcionamento

encoder rotativo

O Encoder Rotativo é um tipo de sensor de posição que é usado para determinar a posição angular de um eixo rotativo. Ele gera um sinal elétrico, analógico ou digital, de acordo com o movimento de rotação.

Um encoder rotativo incremental ou encoder absoluto pode estar conectado a um controle digital por CNC, PLC lógico programável, ou outro sistema de controle a ser processado. Esses sensores de rotação são geralmente divididos em incrementais e absolutos.

No caso dos encoders incrementais, a posição é determinada pelo número de pulsos calculados a partir da marca zero, e a posição absoluta do encoder é determinado pela leitura do código de saída.

 

Como funciona

O sistema de leitura é baseado na rotação do disco indexador radial, que consiste em janelas alternadas de transmissão de luz e janelas opacas.

O sistema é todo iluminado verticalmente por uma fonte de luz infravermelha, de forma que a imagem é projetada na superfície do receptor, que é coberto por uma camada de grade chamada colimador, que possui a mesma janela do disco.

O trabalho do receptor é detectar as mudanças na luz causadas pela rotação do disco e então converter a luz de acordo com a mudança elétrica correspondente.

 

Principais funções

A principal função de um Encoder Rotativo é a conversão dos deslocamentos rotativos em uma série de sinais de pulso digital que podem ser usados para controlar o deslocamento angular.Podem ser usados para medir deslocamentos lineares, se o encoder for combinado com um trem de engrenagens, ou algum outro dispositivo, por exemplo.

Em um círculo, a leitura do código de saída em cada posição é única; portanto, o encoder absoluto não é diferente da posição real quando o equipamento é parado.Se a alimentação for restaurada, a leitura de posição ainda está ativa; ao contrário do encoder incremental, a marca zero deve ser encontrada.

 

Onde são utilizados

Esses sensores são usados principalmente nas seguintes áreas: máquinas-ferramentas, processamento de materiais, sistemas de feedback de motor e equipamentos de medição e controle. A conversão de deslocamento angular no encoder usa o princípio de varredura fotoelétrica. Em geral, o encoder rotativo também pode receber um sinal de velocidade, o sinal a ser realimentado para o inversor, ajustando assim os dados de saída do inversor.

O objetivo é obter resultados altamente precisos de medição. Deve-se considerar, vibração, escorregamento, limitações de velocidade antes ou depois de uma caixa de câmbio e etc. O encoder deve ser protegido contra impactos e verificar se estará exposto às intempéries ou altas temperaturas.

O encoder rotativo incremental é o mais amplamente utilizado de todos os encoders rotativos devido à sua capacidade de fornecer informações de posição em tempo real. A resolução de medição de um encoder incremental pode chegar até 10.000 por volta, como os RI58 da Hengstler.

Os encoders incrementais rotativos detectam mudanças de posição transmitem essas informações em taxas de dados que são ordens de magnitude mais rápidas do que as da maioria dos tipos de encoders absolutos de eixo.

Por causa disso, os encoders incrementais são comumente usados em aplicações que exigem medições precisas de posição e velocidade.

Um encoder incremental rotativo tem dois sinais de saída, A e B, que emitem uma forma de onda digital periódica em quadratura quando o eixo do encoder gira. Isso é semelhante aos encoders senoidais, que emitem formas de onda senoidais em quadratura (ou seja, seno e cosseno), combinando assim as características de um encoder e um resolver.

A frequência da forma de onda indica a velocidade de rotação do eixo e o número de pulsos indica a distância percorrida, enquanto a relação de fase AB indica o sentido de rotação.

Alguns encoders incrementais rotativos, com o do B58N da Dynapar têm uma saída de “índice” adicional (tipicamente rotulada como Z), que emite um pulso quando o eixo passa por um determinado ângulo.

Uma vez a cada rotação, o sinal Z é ativado, normalmente sempre no mesmo ângulo, até a próxima mudança de estado AB.

Isso é comumente usados em sistemas de radar e outras aplicações que exigem um sinal de registro quando o eixo do codificador está localizado em um ângulo de referência específico.

Ao contrário dos encoders absolutos, um encoder incremental não acompanha, nem suas saídas indicam a posição absoluta do sistema mecânico ao qual está conectado.

Consequentemente, para determinar a posição absoluta em um determinado momento, é necessário “rastrear” a posição absoluta com uma interface de encoder incremental que normalmente inclui um contador eletrônico bidirecional.

 

 

Melhores marcas de Encoders Rotativos

As maiores marcas de encoders rotativos do Brasil são conhecidas por oferecer encoders de alta qualidade e confiabilidade, além de fornecer soluções personalizadas para aplicações específicas. Elas também possuem uma ampla variedade de tipos de encoders, incluindo encoders ópticos, mecânicos e absolutos.

  1. Dynapar: Fundada em 1967, a Dynapar é a líder entre os fabricantes de encoders rotativos e oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo encoders ópticos, mecânicos e absolutos. A única com fábrica no Brasil, a marca é conhecida por sua alta qualidade e confiabilidade, além de oferecer soluções personalizadas para aplicações específicas.
  2. Hengstler: Fundada em 1965, a Hengstler é uma das principais fabricantes de encoders rotativos e oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo encoders ópticos, mecânicos e absolutos. A marca é conhecida por sua confiabilidade e precisão, além de oferecer soluções personalizadas para aplicações específicas.
  3. SICK: Fundada em 1946, a SICK é uma das principais fabricantes de sensores e sistemas de automação e oferece uma ampla variedade de encoders rotativos, incluindo encoders ópticos, mecânicos e absolutos. A marca é conhecida por sua tecnologia avançada e qualidade excepcional.
  4. Omron: A Omron foi fundada em 1933 é uma das principais fabricantes de componentes e sistemas de automação industrial e oferece uma ampla variedade de encoders rotativos, incluindo encoders ópticos, mecânicos e absolutos. A marca é conhecida por sua confiabilidade e soluções de automação integradas.
  5. Renishaw: Fundada em 1973, a Renishaw é uma das principais fabricantes de sensores e sistemas de automação e oferece uma ampla variedade de encoders rotativos, incluindo encoders ópticos, mecânicos e absolutos. A marca é conhecida por sua tecnologia avançada e soluções personalizadas.
  6. Autonics: Autonics é uma empresa coreana que fabrica e comercializa uma ampla variedade de componentes e sistemas de automação industrial, incluindo sensores, controles, motores, acionadores, encoders e outros equipamentos relacionados. Fundada em 1977, a Autonics é uma das principais fabricantes de componentes de automação na Coreia do Sul e tem escritórios e filiais em todo o mundo.

 

Onde Comprar Encoders Rotativos

A Prodihl recomenda Encoders Rotativos Dynapar e Hengstler, e explicamos o porquê. Muitos fabricantes desses dispositivos produzem opções pouco abrangentes, geralmente dedicados, como encoders específicos para elevadores, encoders específicos para máquinas, encoders específicos para servos motores.

Apenas um fabricante de nível global e com produção no Brasil como Dynapar e Hengstler são capazes de produzir séries de encoders que se adaptam à diversas aplicações, contando com uma ampla variedade de tecnologias, conexões e materiais de invólucro. Toda essa flexibilidade resulta em economia para sua operação e valorização de máquinas e equipamentos no qual os encoders Dynapar e Hengstler estão incorporados.

A Prodihl detém ampla experiência em sensores para detecção de velocidade e posição e vai lhe auxiliar na especificação do encoder ideal, ou então você pode comprar os part numbers mais requisitados em nosso e-commerce.

Recomendamos a utilização de Encoders Dynapar para Encoders Rotativos Incrementais e dos Encoders Hengstler, para Encoders Rotativos Absolutos.

 

Este conteúdo é oferecido pela Prodihl Automação Industrial

Com mais de vinte anos de atuação e experiência no segmento de automação industrial, oferecemos soluções customizadas com equipamentos de alta performance.

A Prodihl comercializa oficialmente produtos Dynapar, Veeder-Root, Sense, West Control Solutions, Hengstler, Joslyn Clark, Sense Sensores e Gems Sensors and Controls no Brasil, distribuindo seus produtos em todo país.

Temos canais de atendimento tradicionais que oferecem atendimento personalizado, além de uma exclusiva loja on-line disponível 24h por dia que comercializa encoders, contadores, controladores e vários outros tipos de sensores industriais.

Entre em contato com a Prodihl através do telefone 51 3069-7191, por WhatsApp no número 51 99870-7191 ou pelo e-mail [email protected].

 

Comentários

Aproveite para conhecer nossos produtos

Confira também mais conteúdo

Entre em Contato com a Prodihl

Com uma equipe técnica de vendas experiente, não apenas fornecemos produtos de alta qualidade, mas também temos as habilidades e o conhecimento do produto para auxiliar na especificação e configuração para diversas aplicações.

A Prodihl é constituída com base no atendimento ao cliente, autenticidade e ética exemplares, e apoiada pelo conhecimento do produto e experiência da indústria de nossa equipe, equipamos nossos clientes com os produtos certos para construir soluções de manutenção e projeto de uma única fonte de fornecimento.

Importante: a Prodihl atende todo o país!