Encoder Incremental ou Absoluto? Qual é a melhor opção?

Os encoders são dispositivos que medem a posição angular ou linear de um eixo de rotação ou deslocamento. Eles convertem a posição mecânica em um sinal elétrico, que é então utilizado para controlar e monitorar a posição do eixo. Existem vários tipos de encoders, como encoders ópticos, mecânicos, por contato e por proximidade.

Mas qual é a melhor opção para sua aplicação entre tecnologias de encoder? Todos já sabem que existem as tecnologias de encoder incremental e absoluto, mas na prática, o que trará maior benefícios no seu dia-a-dia?

 

O que muda de um para o outro

Encoders registram movimentos rotacionais ou angulares e os convertem em sinais elétricos. Determinar qual é a melhor opção depende muito da sua aplicação e da compreensão do funcionamento das tecnologias. A principal característica que define um encoder incremental é que ele pode medir e sinalizar a mudança de ângulo.

Em outras palavras, isso significa que ele só vai informar sua posição angular. Depois de ser deslocado, obtendo assim um ponto de referência onde pode ser medido. Em contraste com os sistemas de medição incremental, o valor da posição atual está imediatamente disponível com o encoder absoluto.

Se este sistema de medição for movido mecanicamente ao ser desligado, a posição atual pode ser lida imediatamente após a fonte de alimentação ser ligada novamente.

 

Preços de encoders

De forma geral, encoders absolutos sempre custaram mais caros do que os encoders incrementais. Ainda é assim, mas a diferença já não é tão grande. Pagar um preço menor no encoder incremental pode parecer uma boa saída, mas escolher a tecnologia absoluta pode oferecer melhor desempenho, maior precisão e na prática oferecer custos gerais mais baixos. Isso acontece por causa de problemas na aplicação com sensores incrementais, que vamos explicar mais para a frente.

 

Escolha o Encoder Absoluto: explicamos por que é a melhor opção

O problema mais comum é que optando por um encoder incremental, o sistema exige uma etapa de calibração após cada falha de energia, o que diminui o desempenho do sistema e pode comprometer a segurança se houver uma falha de energia repentina.

Outro ponto é que a posição é calculada com base em uma marca de referência, o famoso “marker”, “index” ou “canal z”. Em alguns casos, especialmente quando a alimentação de tensão varia ou a posição muda em alta velocidade, a contagem pode ser perdida.

Isso pode ter um efeito potencialmente catastrófico dependendo da aplicação, pois podem ocorrer mal funcionamentos de longo prazo se isso não for verificado. Por último, a maioria dos encoders incrementais é baseada em tecnologias ópticas e aberturas muito finas na grade óptica são necessárias para medições de alta resolução.

Às vezes, essas aberturas medem apenas alguns micrômetros de área. Embora essas aberturas finas garantam medições mais precisas, isso também significa que elas são mais sensíveis a corpos estranho (poeira, umidade, graxa ou sujeira podem causar erros em um encoder óptico).

 

Últimos detalhes sobre a melhor opção

Se você quer detectar mudanças de posição quase instantaneamente, monitorar os movimentos de mecanismos de alta velocidade quase em tempo real através de um sensor de alta resolução, a Prodihl recomenda a escolha pelo encoder absoluto.

A Prodihl indica para seus clientes os Encoders Hengstler, que contam com excelente precisão e montagem precisa; grande disponibilidade, alta precisão, são confiáveis, robusto e próprios para ambientes extremos.

Dúvidas sobre como especificar um encoder? Você pode falar com um de nossos especialistas e receber atendimento imediato, clique aqui.

 

Este conteúdo é oferecido pela Prodihl Automação Industrial

Com mais de vinte anos de atuação e experiência no segmento de automação industrial, oferecemos soluções customizadas com equipamentos de alta performance. A Prodihl comercializa oficialmente produtos Dynapar, Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Joslyn Clark e Sense, Gems Sensors and Controls no Brasil, distribuindo seus produtos em todo país.

Temos canais de atendimento tradicionais que oferecem atendimento personalizado, além de uma exclusiva loja on-line disponível 24h por dia que comercializa encoders, contadores, controladores e vários outros tipos de sensores industriais.

Entre em contato com a Prodihl através do telefone 51 3069-7191, por WhatsApp no número 51 99870-7191 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

Aproveite para conhecer nossos produtos

Confira também mais conteúdo

Entre em Contato com a Prodihl

Com uma equipe técnica de vendas experiente, não apenas fornecemos produtos de alta qualidade, mas também temos as habilidades e o conhecimento do produto para auxiliar na especificação e configuração para diversas aplicações.

A Prodihl é constituída com base no atendimento ao cliente, autenticidade e ética exemplares, e apoiada pelo conhecimento do produto e experiência da indústria de nossa equipe, equipamos nossos clientes com os produtos certos para construir soluções de manutenção e projeto de uma única fonte de fornecimento.

Importante: a Prodihl atende todo o país!