Quais os tipos de automação industrial: confira e compare

tipos automacao industrial

A automação industrial é o uso de sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos para controlar, medir, monitorar e automatizar processos industriais. Isso inclui a utilização de dispositivos de automação, como sensores, atuadores, controladores e equipamentos de automação, bem como software de gerenciamento de processos e sistemas de automação.

Tem como objetivo aumentar a eficiência, precisão, segurança e qualidade dos processos industriais, além de reduzir custos e aumentar a produtividade. A automação industrial pode ser aplicada em uma variedade de indústrias, incluindo manufatura, mineração, petróleo e gás, alimentos e bebidas, entre outras.

As empresas que optam por iniciar um processo de automação industrial têm diferentes tipos de automação disponíveis dependendo dos diferentes graus de adoção, da gama de produtos e do volume de produção. 

Confira como classificamos os tipos de automação industrial:

 

Automação fixa

Isso se refere a um processo de automação no qual o robô ou máquina foi projetado para realizar uma tarefa específica, altamente repetitiva e para um volume de produção muito alto. Esses processos são fixos e não podem sofrer alterações, mas são muito rápidos, precisos, seguros e com altos índices de produção. Os benefícios que esse tipo de automação traz para a indústria são ideais para processos com alto volume de carga e baixa variabilidade de trabalho. Este tipo de automação é o mais econômico.

 

Automação Móvel

Está relacionado aos equipamentos que são projetados para se adaptar a uma ampla variedade de configurações de produtos. O processo é controlado por um computador que pode ser programado para ajustar seu funcionamento a diferentes produtos.

É muito útil quando uma indústria fabrica itens diferentes que requerem configurações diferentes e variadas. Esse tipo de automação tem um custo maior do que a automação pesada e opera em uma velocidade menor.

É particularmente adequado para instalações envolvidas na fabricação de uma gama limitada de produtos semelhantes que são executados em lotes. Este tipo de automação pode ser dividido em dois: Automação Programável ou Automação Flexível.

 

Automação Programável

Os processos industriais automatizados que se enquadram nesta categoria são controlados por um programa que consiste em um conjunto de instruções codificadas para o sistema interpretar.

Novos softwares podem ser usados nesses processos para produzir novos produtos, desde que o sistema seja totalmente flexível. Existe a possibilidade de reconfigurar e ajustar o equipamento a nível de software e hardware.

Recomenda-se a utilização desse tipo de automação em indústrias com baixa produção, pois o processo de reprogramação da máquina para adaptá-la a novos produtos é complexo e requer um tempo específico. Por esse motivo, os processos são realizados em lotes.

 

Automação Flexível

A automação flexível torna possível configurar uma máquina para se adequar a um novo produto em um curto espaço de tempo. Desta forma, virtualmente não se perde tempo na alteração da configuração de um item para outro. Como com este tipo de automação não se perde tempo em reprogramar o sistema ou alterar a configuração física das máquinas, não há necessidade de realizar os produtos em lotes separados.

Recomenda-se usar este tipo de automação em produções médias. Graças à implementação da Automação Flexível, a produção é contínua e pode ser adaptada aos diferentes tipos de produtos enfrentados por uma planta industrial.

Entre em contato com a Prodihl Automação Industrial para uma análise profissional da sua necessidade.

 

 

Este conteúdo é oferecido pela Prodihl Automação Industrial

Com mais de vinte anos de atuação e experiência no segmento de automação industrial, oferecemos soluções customizadas com equipamentos de alta performance. A Prodihl comercializa oficialmente produtos Dynapar, Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Joslyn Clark e Gems Sensors and Controls no Brasil, distribuindo seus produtos em todo país.

Temos canais de atendimento tradicionais que oferecem atendimento personalizado, além de uma exclusiva loja on-line disponível 24h por dia que comercializa encoders, contadores, controladores e vários outros tipos de sensores industriais.

Entre em contato com a Prodihl através do telefone 51 3069-7191, por WhatsApp no número 51 99870-7191 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

Aproveite para conhecer nossos produtos

Confira também mais conteúdo

Entre em Contato com a Prodihl

Com uma equipe técnica de vendas experiente, não apenas fornecemos produtos de alta qualidade, mas também temos as habilidades e o conhecimento do produto para auxiliar na especificação e configuração para diversas aplicações.

A Prodihl é constituída com base no atendimento ao cliente, autenticidade e ética exemplares, e apoiada pelo conhecimento do produto e experiência da indústria de nossa equipe, equipamos nossos clientes com os produtos certos para construir soluções de manutenção e projeto de uma única fonte de fornecimento.

Importante: a Prodihl atende todo o país!